Excel VBA: Localizar e Substituir em Massa

O excel já possui uma função que localiza e substitui elementos em planilhas mas, quando existe a necessidade de localizar e substituir várias palavras constantemente, seria inteligente utilizar macros VBA para automatizar este processo.
A macro em questão é a seguinte:

Sub LocalizarSubstituir()
Sheets("Plan1").Select
Cells.Replace What:="AAA", Replacement:="BBB", LookAt:=xlPart, _
SearchOrder:=xlByRows, MatchCase:=False

O código deve ser inserido no editor VBA (atalho ALT da esquerda + F11). No menu "Projeto - VBAProject" a esquerda, ao clicar no modulo ou planilha existente para aplicar a macro, é aberto uma janela digitavel onde receberá este código. Após inserção e configuração dos campos personalizáveis (em azul), é necessário salvar este editor Visual Basic, fechá-lo, e efetuar o teste da macro no Excel em: Exibição > Macros. Ao selecionar o nome da macro criada, no caso "LocalizarSubstituir", e clicar no botão executar, a substituição configurada deve ser aplicada.


Explicando rapidamente o código, a primeira linha leva o nome da Sub de comando, "LocalizarSubstituir". Em Sheets, na segunda linha, traz o nome da planilha em que o código abrangerá ao ser executado. Entre as aspas de Cells.Replace What:= identifica o que é para ser substituído. E em Replacement:= é a parte onde traz para o que será substituído o informado no comando Em Cells.Replace What:= anterior.

Excel Avançado: Preenchimento Automático de Células em Branco




Suponhamos dados dispostos em células no excel e, no meio desde conjunto de dados, existam células em branco.



Na necessidade de preenchimento destas células vazias, existe a opção de preenchimento manual, que se torna totalmente inviável quando a quantidade de dados for grande. Mas também é possível otimizar esse procedimento com  o comando "Ir para" , que seleciona automaticamente e somente as células brancas. Para isso, é necessário selecionar o intervalo desejado e abrir “Ir para” com o atalho F5 do teclado.





Na janela aberta, ao clicar em especial, o Excel dispõe várias situações que podem ser aplicadas a esta seleção como: células em branco, somente células visíveis, objetos, matriz, etc. No caso deste exemplo, ao escolher "em branco", será identificado no intervalo selecionado todas as células com esta característica. Este comando realocará a seleção apenas para esta situação especial.





Para fazer o preenchimento automático das células em branco selecionadas, é preciso formatar uma destas células com o conteúdo desejado. No caso, foi inserido “=B3” para preencher todas com "1". Para aplicar este conteúdo para a seleção, é preciso manter pressionado CTRL, que estende a aplicação do conteúdo em toda seleção e, após isso, pressionar ENTER para efetivar a modificação.





O resultado são todas as células preenchidas automaticamente:



Breve História das Planilhas Eletrônicas

O Excel é, atualmente, um dos softwares mais populares dentro das empresas. É praticamente impossível realizar análises de dados sem utilizá-lo ou ter programas similares - que são cópias alternativas da solução do Excel. Para profissionais de Inteligência de Mercado, a ferramenta se torna uma das mais acessíveis e indispensáveis para lidar com dados de pesquisas, tendências de mercado e tarefas similares.

O professor Richard Mattessich (1961) foi o pioneiro com o conceito de planilha eletrônica para uso comercial. Rene Pardo e Remy Landau co-inventaram uma linguagem de desenvolvimento, o "LANPAR" (Language for Programming Arrays at Random). A qual possibilitou o start da junção do conceito de planilha com a computadorização da mesmo.

A primeira planilha eletrônica desenvolvida não foi lançada originalmente pela Microsoft. Por volta da década de 1980, a VisiCalc, da VisiCorp, foi a pioneira, utilizando a plataforma DOS. Posteriormente surgiu a Multiplan (Microsoft), seguida da criação do Lotus 1-2-3 (IBM) e, em 1985, o Excel (Microsoft), aperfeiçoando o conceito de planilha eletrônica e possibilitando fácil acesso tanto em computadores Apple quanto Windows.

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