Excel Intermediário: Ocultar erros em fórmulas


Quando existe uma grande quantidade de dados que são aplicados a fórmulas de cálculos como soma ou porcentagem, geralmente, no caminho desta grande quantidade de dados, existem células sem valores ou com outros caracteres. O resultado comum  destas fórmulas geralmente são erros como:

#DIV/0!, quando algo tenta ser dividido por zero
#N/D, quando o valor da célula não está disponível previamente
#VALOR!, quando uma fórmula tenta calcular número com texto

Análise de caso típico de erro: no meio de um cálculo replicado em várias células, encontra-se uma celula com um hífen em formato de texto que representa para o usuário uma célula vazia, indicando a inexistência de dados, por exemplo:



Tentativa de cálculo de divisão entre B5, com um hífen e B7, "1100".

Resultado do cálculo de divisão de "hífen" por "1100": "#Valor!"

Ao fazer este cálculo em apenas uma célula, a mensagem de erro na fórmula é facilmente perceptível e manualmente possível de se corrigir, mas quando uma fórmula é utilizada em muitos dados, recomendá-se utilizar a formula SEERRO(valor; valor_se_erro) como padrão para todas as fórmulas cálculadas no intervalo de dados.
Se, neste caso, a fórmula acima tivesse sido utilizada e aplicada em todo o intervalo de cálculo, como abaixo:

Inserção da fórmula de divisão em todo o interválo de cálculo. Para isso, foi preciso adicionar "$" em B7, já que esta é a célula padrão que os números divisíveis devem ser calculádos. Após utilizar "$", B7 fica "travado" e pode-se arrastar a fórmula em todo o intervalo.

Quando a execução da fórmula chegasse na linha com hífen, a fórmula condicional identificaria que o caso se aplica a um erro e retornaria o que foi predeterminado na fórmula como resultado. No caso, um outro hífen.


Fórmula aplicada ao intervalo de cálculo

Resultado da utilizaão da fórmula: Valores sem erro permanecem calculados normalmente e valores com erro retornam resultado predeterminado na fórmula.


Entendendo a fórmula SEERRO(valor; valor_se_erro):
  • " SEERROS " - Se forem encontrado erros
  • " (valor " - O Excel calculará o valor determinado na fórmula normamente como se esta fosse digitada da forma comum na barra de fórmulas, no caso, uma divisão "=B2/B7".
  • " ; " - este caractere significa "se não", que indica um caminho alternativo para a fórmula condicional "SE".
  • " valor_se_erro) " -  valor executado caso o valor anterior apresente erro. Pode-se utilizar uma outra fórmula ou exibir uma mensagem de erro na célula. Para isso, é necessário inserir a mensagem entre aspas, como foi utilizado na fórmula de exemplo das imagens, para que o Excel cite como resultado o que está dentro destas aspas.