Quem, em que casa, fuma e bebe o quê, e tem qual animal? (Einstein)



Albert Einstein criou o teste de raciocínio lógico abaixo e afirmou que 98% da população mundial não é capaz de resolvê-lo.

Do objetivo
Associar o um morador a cada uma das casas, considerando a nacionalidade do
morador, a bebida, o tipo de cigarro, assim como seu animal de estimação e a cor da casa.

Das regras
Há 5 casas de diferentes cores;
Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade;
Esses 5 proprietarios bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm um certo animal de estimação;
Nenhum deles têm o mesmo animal, fumam o mesmo cigarro ou bebem a mesma bebida.

Sugestão de organização da resposta
CASA 1: COR NACIONALIDADE CIGARRO ANIMAL BEBIDA
CASA 2: COR NACIONALIDADE CIGARRO ANIMAL BEBIDA
CASA 3: COR NACIONALIDADE CIGARRO ANIMAL BEBIDA
CASA 4: COR NACIONALIDADE CIGARRO ANIMAL BEBIDA
CASA 5: COR NACIONALIDADE CIGARRO ANIMAL BEBIDA


Dicas
O Norueguês vive na primeira casa.
O Inglês vive na casa Vermelha.
O Sueco tem Cachorros como animais de estimação.
O Dinamarquês bebe Chá.
A casa Verde fica do lado esquerdo da casa Branca.
O homem que vive na casa Verde bebe Café.
O homem que fuma Pall Mall cria Pássaros.
O homem que vive na casa Amarela fuma Dunhill.
O homem que vive na casa do meio bebe Leite.
O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem Gatos.
O homem que cria Cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill.
O homem que fuma BlueMaster bebe Cerveja.
O Alemão fuma Prince.
O Norueguês vive ao lado da casa Azul.
O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe Água.


Como resolver
Comece sempre pelas dicas simples que respondem diretamente a posição de alguma resposta como, por exemplo, “O Norueguês vive na primeira casa”. A partir disso, é possível deduzir logicamente as outras posições, como "O Norueguês vive ao lado da casa Azul", concluindo que a casa azul é a segunda casa.

A terceira dica que direciona e organiza a resposta é "A casa Verde fica do lado esquerdo da casa Branca", fazendo com que a verde seja a terceira ou quarta casa, e a Branca a quarta ou quinta.

A quarta dica que deve se observar é "O homem que vive na casa do meio bebe leite". Esta afirmação confirma que a casa Verde fica na quarta posição e a casa Branca na quinta, isso, por causa dessa afirmação: "O homem que vive na casa Verde bebe Café", portanto, colide com a afirmação sobre o leite e a casa do meio.

Se "o inglês vive na casa vermelha", então a casa do norueguês é amarela e a casa do meio é vermelha, sendo o inglês que bebe leite. Podendo concluir, então, que quem fuma dunhill é o norueguês "O homem que vive na casa amarela fuma dunhill". E, que a casa azul tem como animal o cavalo "O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma dunhill".

A dificuldade aumenta a partir deste ponto.

As afirmações "O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem Gatos" e "O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe Água" leva a conclusão que quem fuma blends está ou na segunda casa, sendo quem bebe água a primeira casa (pois a terceira já bebe leite), ou na quinta casa, pois a quarta já bebe café. Nenhuma conclusão efetiva destas afirmações, mas guarde as probabilidades.

"O alemão fuma Prince". A casa 1 tem o norueguês e a casa 3 tem o inglês. Restando a casa 2, 4 e 5. Mas a casa 5 e 2 são potenciais para ser onde se bebe água, restando a casa 4, como melhor tentativa para ser o alemão que fuma Prince. Isso, porque, se o "Sueco tem cachorro como animal de estimação" e este não vive na casa 2, pois lá já tem o cavalo, restando apenas a casa 4 e 5 para ele.

"Quem fuma Bluemaster bebe Cerveja", então este não está na casa 4 também, pois lá já bebem café e nem na casa 3 pois lá já bebem leite.

"O dinamarquês bebe chá". Este não pode estar na casa 1, 3 e 4 (pois já se bebem algo lá e na 1 vive o norueguês). Restando para a casa 4 as nacionalidades alemão e sueco. Se lá estivesse o sueco, ele teria um cachorro e a casa 5, teria o alemão que fuma prince, restando apenas o "bluemaster" para a casa 2. Mas isso não pode acontecer porque quem fuma "blends vive do lado de quem toma água". E o sueco não pode viver na casa 2 porque ele cria cachorros.

Então, trocamos a ordem e colocamos o alemão na casa 4 fumando prince, o bluemaster que bebe cerveja na casa 5 e o dinamarquês na casa 2 tomando chá. Concluindo assim que, quem fuma blends está na casa 2, pois a casa 3 não tem possibilidade de ter como vizinho alguém que beba água. E quem bebe água é a casa 1, pois na casa 3 já se bebe leite. Quem tem gatos será a casa 1 também, pois lá já se fuma dunhill, impossibilitando que tenha o pássaro por causa da afirmação "quem fuma pallmall tem pássaros".



Resposta
(selecione o espaço em branco abaixo para visualizar)
CASA 1: AMARELA NORUEGUÊS DUNHILL GATOS AGUA
CASA 2: AZUL DINAMARQUÊS BLENDS CAVALO CHA
CASA 3: VERMELHA INGLÊS PALL MALL PASSAROS LEITE
CASA 4: VERDE ALEMÃO PRINCE PEIXE CAFÉ
CASA 5: BRANCA SUECO BLUEMASTER CACHORROS CERVEJA