#DIV/0!, quando algo tenta ser dividido por zero
#N/D, quando o valor da célula não está disponível previamente
#VALOR!, quando uma fórmula tenta calcular número com texto
Análise de caso típico de erro: no meio de um cálculo replicado em várias células, encontra-se uma celula com um hífen em formato de texto que representa para o usuário uma célula vazia, indicando a inexistência de dados, por exemplo:
Tentativa de cálculo de divisão entre B5, com um hífen e B7, "1100". |
Resultado do cálculo de divisão de "hífen" por "1100": "#Valor!" |
Ao fazer este cálculo em apenas uma célula, a mensagem de erro na fórmula é facilmente perceptível e manualmente possível de se corrigir, mas quando uma fórmula é utilizada em muitos dados, recomendá-se utilizar a formula SEERRO(valor; valor_se_erro) como padrão para todas as fórmulas cálculadas no intervalo de dados.
Se, neste caso, a fórmula acima tivesse sido utilizada e aplicada em todo o intervalo de cálculo, como abaixo:
Quando a execução da fórmula chegasse na linha com hífen, a fórmula condicional identificaria que o caso se aplica a um erro e retornaria o que foi predeterminado na fórmula como resultado. No caso, um outro hífen.
Fórmula aplicada ao intervalo de cálculo |
Resultado da utilizaão da fórmula: Valores sem erro permanecem calculados normalmente e valores com erro retornam resultado predeterminado na fórmula. |
- " SEERROS " - Se forem encontrado erros
- " (valor " - O Excel calculará o valor determinado na fórmula normamente como se esta fosse digitada da forma comum na barra de fórmulas, no caso, uma divisão "=B2/B7".
- " ; " - este caractere significa "se não", que indica um caminho alternativo para a fórmula condicional "SE".
- " valor_se_erro) " - valor executado caso o valor anterior apresente erro. Pode-se utilizar uma outra fórmula ou exibir uma mensagem de erro na célula. Para isso, é necessário inserir a mensagem entre aspas, como foi utilizado na fórmula de exemplo das imagens, para que o Excel cite como resultado o que está dentro destas aspas.