O SCRUM, possivelmente, é uma das melhores metodologias já inventadas para reuniões. Uma outra "metodologia" que entra no ranking das melhores são as reuniões "de pé". Esta foi aplicada e clamada por Mike Bloomberg, dono da Bloomberg L.P, empresa fornecedora de dados sobre o mercado financeiro. Ele disse para a EXAME:
"Depois de uma reunião longa e infrutífera, usei o bom senso. Removi as cadeiras da sala. Em pé as pessoas ficam cansadas logo e tratam de ser objetivas. É simples."
Mas o ponto relevante dessa classificação é a preocupação pela objetividade e agilidade dos encontros corporativos. Do modo tradicional, o SCRUM, que pode até ser realizado "de pé" também, certamente vence em produtividade.
Sua metodologia, normalmente, é aplicada para desenvolvimento de produtos, softwares e gerenciamento de projetos, mas o estilo pode ser aplicado na maioria das longas reuniões. Na prática, o SCRUM se baseia em:
Há 3 grupos de participantes distintos em um SCRUM: PRODUCT OWNER, SCRUMMASTER e o TEAM (equipe) que desenvolverá o produto.
"Depois de uma reunião longa e infrutífera, usei o bom senso. Removi as cadeiras da sala. Em pé as pessoas ficam cansadas logo e tratam de ser objetivas. É simples."
Mas o ponto relevante dessa classificação é a preocupação pela objetividade e agilidade dos encontros corporativos. Do modo tradicional, o SCRUM, que pode até ser realizado "de pé" também, certamente vence em produtividade.
Sua metodologia, normalmente, é aplicada para desenvolvimento de produtos, softwares e gerenciamento de projetos, mas o estilo pode ser aplicado na maioria das longas reuniões. Na prática, o SCRUM se baseia em:
- Reuniões rápidas, de 15 minutos;
- Realizadas impreterivelmente no horário marcado, sem atrasos;
- Encontro diário;
- Sempre no mesmo local;
- Todos os envolvidos podem participar da reunião, mas somente os líderes falam.
- Para que esse tipo de reunião funcione, as equipes precisam se auto organizar.
- O produto acompanhado no SCRUM evolui através de ciclos de SPRINTS.
- Apenas 3 perguntas são feitas: O que foi feito ontem, o que fará hoje e o que impedirá que o faça.
- A cada SPRINT, é realizado um SPRINT BACKLOG (como uma ata de reuniões normais).
Há 3 grupos de participantes distintos em um SCRUM: PRODUCT OWNER, SCRUMMASTER e o TEAM (equipe) que desenvolverá o produto.
- O PRODUCT OWNER é responsável por produzir o Product Backlog, que define o objetivo do SPRINT;
- O SCRUMMASTER produz o Sprint Backlog
- O TEAM, analisa o Product Backlog e levanta as etapas que se compromete desenvolver neste SPRINT.